sábado, 12 de novembro de 2011

Sarau do Manolo (29/10)

Por Tânia Yuri Moreira

O Sarau do Manolo é um evento cultural que acontece sempre um sábado por mês, às 19:00h, em espaços variados da cidade de Atibaia. É uma iniciativa de um grupo de jovens, sem parcerias políticas e sem patrocínio, que se reúnem para recitar poemas, trocar idéias, divulgar suas produções. O grupo se mantém com a renda da cozinha e da venda de zines produzidos pelo grupo, além de contribuições espontâneas dos freqüentadores do sarau.
Essa foi a 8ª edição do Sarau do Manolo e aconteceu nas dependências da Difusão Cine Clube de Atibaia contando com a presença de aproximadamente 60 pessoas, entre várias idades que recitaram poemas, poesias, contos e micro contos, além de intervenções musicais e alguns autores lendo trechos de seus livros já publicados.
Como nas edições anteriores, houve exposição de trabalhos no “Varal do Manolo”, que nada mais é que uma linha de barbante estendida, como um varal, onde qualquer pessoa pode pendurar o que quer expor, os artistas levam sua arte impressa e podem deixá-la em exposição; quadros postos em cadeiras e poltronas criaram uma espécie de interação com o público; espalhadas pelas paredes diversas imagens, desenhos entre outras produções; um grande painel em branco num dos cantos da sala com diversas palavras recortadas dentro de uma caixa ao lado de um tubo de cola, persuadiam o público a compor uma poesia coletiva; todos esses fatores construíram um ambiente extremamente artístico.
O público presente ainda pôde assistir em primeira mão um documentário sobre uma comunidade quilombola e a tentativa dos mais antigos de manterem viva a sua cultura apesar da constante influência da modernidade. Para finalizar o evento, um grupo de capoeiristas armados de tambores e pandeiros, fizeram uma batucada e, com chave de ouro, encerraram os trabalhos. Apesar da chuva, essa foi uma das edições que mais gostei de participar. É possível respirar arte e ativismo no Sarau do Manolo!
Até a próxima...

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui sua pesquisa

Minha foto
♣Tânia Yuri ♣
Atibaia, São Paulo, Brazil
❤ Mãe, filha, amiga, professora... ♀ MULHER ♀
Ver meu perfil completo