quinta-feira, 28 de julho de 2011

Lecionar

É... volta às aulas após o recesso. Replanejamento e desenvolvimentos de ações que possibilitem o melhor aproveitamento das aulas e diminua a indisciplina, que motive, estimule... desafios pela frente e mais um semestre letivo se inicia.
O que me incomoda nisso tudo é que, apesar de terem escolhido a docência como profissão, muitos dos meus colegas parecem não terem a mínima vontade de lecionar! Tudo bem, vamos combinar que nem tudo é um mar de rosas, mas é uma profissão da qual me orgulho muito. Todos precisam de professores na vida, é honroso ensinar, educar. Mas muitos dos que conheço têm uma visão pessimista e falam de maneira sofrida sobre o seu dia a dia. Reclamar é normal, é humano, porém tem limite para tudo... o professor critica o aluno por conversar durante as explicações, mas ele mesmo não para de conversar enquanto a coordenadora está falando; o professor diz que o aluno é mal educado, mas ele mesmo não pede licença para passar, corta a fala do colega, além de fazer brincadeirinhas de mau gosto...
Pois antes de criticar os outros temos que olhar para nós mesmos. Os nossos alunos não são perfeitos, mas é necessário que nós também nos avaliemos e avaliemos nossas aulas antes de criticar o comportamento deles. Não podemos julgá-los de forma arbitrária e principalmente não podemos encará-los como nossos inimigos. Eles são nosso futuro, jovens e crianças que um dia serão adultos e o tipo de adultos que eles se tornarão depende de como eles verão o mundo, e é essa a missão do professor: abrir as janelas para o mundo, expandir os horizontes de seus alunos, dar a eles um leque de possibilidades...
Lecionar é um desafio constante... e eu aceitei encarar.
Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui sua pesquisa

Minha foto
♣Tânia Yuri ♣
Atibaia, São Paulo, Brazil
❤ Mãe, filha, amiga, professora... ♀ MULHER ♀
Ver meu perfil completo