terça-feira, 3 de agosto de 2010

...


A vida é cheia de divagações filosóficas que, muitas vezes, nos levam a repensar aspectos de nossa própria vida de uma maneira bem distinta da de outros tempos... Lendo o texto que vou trabalhar com meus alunos, comecei a refletir sobre o a influencia da moda na história da humanidade, cheguei à conclusão de que a moda não passa de uma forma encontrada pelo homem de se comunicar, ela é um veículo de comunicação de idéias... Uma vez que o estilo de uma pessoa muito diz sobre sua personalidade e consequentemente sobre o que ela pensa!

É claro que, antes de tudo, uma pessoa se faz pela sua conduta, mas o ponto em questão é que uma pessoa se veste de acordo com seus princípios morais, e que o faz porque quer que as outras pessoas saibam que “tipo” de pessoa ela é, ela quer comunicar o que ela é, o que pensa... Vejamos as freiras, seus trajes são escuros, cobrem todo o corpo, deixam clara a intenção de não se expor, comunicam os limites de conduta que um homem, por exemplo, deve ter com ela. O seu extremo seriam as prostitutas, que por sua vez usam roupas pequenas, justas, que deixam seu corpo à mostra em busca de que os homens a desejem, comunicam os limites que devem (ou não) ter com ela.

Partindo desse princípio, vejo que o mais importante dentro de uma sociedade é a comunicação. No caso da moda, a maneira como uma pessoa se veste quer refletir os ideais dessa pessoa, mostra o que ela quer que os outros vejam... Tanto que são criadas denominações para grupos que se vestem seguindo um estilo, como se estivessem uniformizados, um exemplo disso são os Emos, nos anos 90 eram os Cluber’s, na década de 60 eram os Hippies e por aí vai... Todos querendo difundir uma ideologia, uma filosofia de vida e o fazem através de suas roupas!

Radicalismo... Entre as extremidades está o comum! Até a próxima...

Yuri

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui sua pesquisa

Minha foto
♣Tânia Yuri ♣
Atibaia, São Paulo, Brazil
❤ Mãe, filha, amiga, professora... ♀ MULHER ♀
Ver meu perfil completo